Ômega 3, um grande aliado a Saúde

30/06/2020

Por Nutricionista Elaine C. Francatto Nutricionista CRN 43907 

Nos últimos tempos houve uma popularização da suplementação de Ômega 3 devido suas propriedades positivas na saúde.

O ômega 3 é um ácidos graxos poli-insaturados, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosa-hexanóico). Suas funções no organismo são: ação anti-inflamatórias, antiarrítmicas e anti-trombóticas.

Com isso, podemos relacionar o consumo de Ômega 3 a redução de doenças cardiovasculares, diminuição da inflamação crônica e do desencadeamento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, síndrome metabólica, ele também tem efeito neuroprotetor, prevenindo as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, pois os portadores desta doença possuem níveis baixos de DHA, acarretando em estresse oxidativo das células neuronais e acúmulo de beta amiloide.

O ômega pode ser ingerido através de uma alimentação rica em peixes gordurosos, algas, sementes e castanhas. Vemos que, a rotina alimentar dos brasileiros muitas vezes acaba não suprindo a necessidade diária, sendo assim a suplementação se torna a forma mais viável e prática para o consumo.

O seguimento de suplementação, fornece inúmeras marcas de Ômega 3, das quais é importante se atentar a procedência e qualidade desses produtos (dosagens, livre de metais pesados, veículo, etc).

Por isso, é importante procurar um profissional capacitado, nutricionista ou médico, para a melhor indicação.

Bibliografia

França, D. S. , Silva, L. G. V. - Análise de rótulos de ômega 3 sob a luz da legislação vigente - Faculdade Pernambucana de Saúde, Reife/PE, Brasil, 2019, disponível em https://tcc.fps.edu.br:80/handle/fpsrepo/391;
MAGGIE B., COVINGTON, M.D. - Omega-3 Fatty Acids - University of Maryland School of Medicine, Baltimore, Maryland Am Fam Physician. 2004 Jul 1;70(1):133-140;
Martin, C. A. et al. - Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos - Brasil. Revista de Nutrição Rev. Nutr. vol.19 no.6 Campinas Nov./Dec. 2006.