Você conhece os benefícios da Própolis e do Pólen?
Por Nutricionista Elaine C. Francatto Nutricionista CRN 43907
Ao longo da história, o homem aprendeu a utilizar os produtos naturais na medicina, para curar e controlar diversas doenças, como as plantas (babosa, camomila, guaco, gengibre, etc), o mel, própolis, pólen e muitos outros. Desses, a própolis e o pólen tem destaque especial, pois são utilizados já há muitos séculos pela humanidade. A própolis tem seu uso descrito pelos assírios, gregos, romanos, incas e egípcios. No antigo Egito (1700 A.C.; "cera negra") foi utilizado como um dos materiais para embalsamar os mortos. E até mesmo em guerras foi altamente utilizado devido suas propriedades cicatrizantes. A própolis é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletada pelas abelhas dos ramos, flores, pólen, brotos e exsudados de árvores, e na colmeia as abelhas adicionam secreções salivares. Existem diversos estudos publicados, divulgando e revisando as propriedades biológicas da própolis, sendo destaque sua ação antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante e antiviral.
O pólen apícola é o resultado da aglutinação do pólen das flores, feito pelas abelhas, mediante acréscimo de substâncias salivares e pequenas quantidades de néctar ou mel. Tem sido utilizado há muito tempo, principalmente entre adeptos da alimentação natural, como um suplemento da dieta, por conta de apresentar elevado valor nutritivo, com uma composição aproximada de 40% de carboidratos, 35% de proteínas, 5% de água, 5% de lipídeos e 5 a 15% de outras substâncias. Na sua composição encontram-se numerosos aminoácidos (histidina, leucina, isoleucina, triptofano, valina, lisina e alguns outros) e algumas vitaminas do complexo B, A, C, D e K. Ele ainda contém substâncias antibióticas (ativas em espécies de Colibacilos e certas espécies de Proteus e Salmonellas), além de substâncias antioxidantes. Com isso, o consumo de pólen tem vários benefícios, como: prevenção de problemas da próstata, dessensibilização de alergias, na aterosclerose, na neoplasia, antioxidante, melhora do estresse, melhora do sistema imunológico, entre outros.
Esses produtos estão sendo amplamente explorados fora do Brasil devido seus potenciais medicinais. No Brasil, encontramos com facilidade nas prateleiras de forma pura ou associada a outros produtos. O uso de forma orientada de Própolis e Pólen pode auxiliar nosso organismo, a reagir de forma mais eficiente a infecções oportunistas, dando menor possibilidade a inúmeras doenças.
Bibliografia
Bastos,
D. H. M. et al. - Composição e qualidade
de pólen apícola comercializado em algumas cidades nos estados de São Paulo e
Minas Gerais - Brasil. Rev. Inst. Adolfo Lutz, 62(3): 239 - 244, 2003;
Nogueira, Carla Manuela Pimenta (2012). Estudo do polén apícola comercial.
Bragança: Escola Superior Agrária. Dissertação de Mestrado em Qualidade e
Segurança Alimentar;
Pereira, A. S., Seixas,
F. R. M. S., Neto, F. R. A. Neto. PRÓPOLIS: 100 ANOS DE PESQUISA E SUAS PERSPECTIVAS
FUTURAS, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Ilha do Fundão, Cidade Universitária, 21949-900 Rio de Janeiro - RJ;
R.C.S.
Souza, L.K.O. Yuyama, J.P.L. Aguiar, F.P.M. Oliveira; Valor nutricional do
mel e pólen de abelhas sem ferrão da região amazônica, disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0044-59672004000200021&script=sci_arttext;
S.A.
Oliveira1 *, A.M. Auad2 , B. Souza1 , C.A. Carvalho2 , L.S. Souza3 , R.L.
Amaral, D.M. Silva; BENEFÍCIOS DO MEL E
PÓLEN DE FORRAGEIRAS NOS PARÂMETROS BIOLÓGICOS DE CHRYSOPERLA EXTERNA (HAGEN,
1861) (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE), Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.76, n.4,
p.583-588, out./dez., 2009.